Governo Federal entrou apenas 17,5% dos leitos prometidos para combate ao COVID-19

23 de abril: enterro coletivo para vítimas de Covid-19 é realizado no Parque Tarumã, em Manaus. — Foto: Bruno Kelly/Reuters

O Ministério da Saúde entregou, até 24 de abril, 350 dos 2 mil leitos de UTI prometidos para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. O número representa 17,5% do total. O compromisso de entrega foi feito no mês passado, antes da demissão do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta.

Segundo os dados do governo, até 24 de abril, 15 estados (Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Piauí, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins) e o Distrito Federal não haviam recebido nenhum leito.

Questionado sobre a distribuição, o Ministério da Saúde afirmou, em nota, que “a distribuição dos leitos leva em conta critérios como o número de casos, a população local e o número de leitos instalados”, e que “todos os estados devem receber pelo menos um kit, que conta com 10 leitos de UTI adulto, sendo que cabe aos gestores locais a disponibilização de espaços físicos para montagem dos leitos.”

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo