Programa Nacional de Controle do Tabagismo será implantado em Umarizal

Será implantado em Umarizal o Programa Nacional de Controle do Tabagismo – PNTC, tendo como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequência das doenças causadas pelo consumo de derivados do tabaco. A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde-SMS em conjunto com as cinco Equipes da Estratégia Saúde da Família e da Equipe Multiprofissional do nosso município.

Na próxima terça-feira (24/05) às 08:00h no Auditório da Escola Estadual Paulo Abílio, será feita a adesão municipal ao PNTC. Na oportunidade haverá uma oficina com Técnicos da SESAP para as Equipes da Estratégia Saúde da Família-ESF (ACS, Enfermeiros, Odontólogos e Equipe Multiprofissional).

Após essa inauguração dar-se-á ações educativas de comunicação, de atenção à saúde que são trabalhadas com aquelas pessoas que desejam parar de fumar.

“Com esta dinâmica de trabalho aconteceram reuniões semanais com grupos de fumantes nas unidades de saúde, com auxílio de uma equipe multiprofissional formada por médico, odontólogo, psicólogo e enfermeiro, que irão atuar no tratamento não medicamentoso e de medicamentos caso seja necessário”, destacou o coordenador da atenção básica, Charlles Kenedy.

O programa também conta com apoio do prefeito Raimundo Pezão, que estará dando total suporte aos profissionais e a população que venham precisar desses serviços.

O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica, causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco, e é o maior fator de risco evitável de adoecimentos e mortes no mundo. Além disso, é uma condição importante para complicações da Covid-19. Desta forma e de suma importância a adesão do nosso município a este importantíssimo programa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo